quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Atividades 13/10 à 16/10

 Garopaba, 14 de outubro de 2020.

                       Ditado

1

lagartinha

2

comida

3

bolo

4

queijo

5

borboleta

2.Vamos pintar o gráfico de acordo com a quantidade que a lagartinha comeu.




3.Faça uma lista com os nomes das frutas presentes no gráfico.

1

maçã

2

pera

3

ameixa

4

morango

5

laranja


4.Pinte apenas os alimentos saudáveis! Faça um X nos alimentos que você não pintou.




5.Pinte  de acordo com cada fruta existente na cesta.



*Resolvendo as páginas: 169, 170 e 171 do livro de matemática.







Garopaba, 16 de outubro de 2020.

*Resolva as páginas: 172, 173,174 e 175 do livro de matemática;








 



*Jogo Nunca 10 .

Materiais necessários

Material dourado recortado

Dado

1 folha


Ouvir a história “A sopa verde”

https://pt.slideshare.net/beantoniomacheira/a-sopa-verde

1.     A personagem principal da história é...

2.Assinale com X, onde o porquinho foi nessa manhã:




3.Pinte o que o médico o mandou comer:

 

 


4-Pinte quais as sopas que o porquinho queria comer.


 



5.Assinale com X, a expressão que mais se parece com o que ele sentiu ao comer essas sopas:



6.Desenhe a expressão do porquinho quando acabou por comer a sopa verde:













*Agora é sua vez, peça para a mamãe caprichar na sopa! Mande a sua foto comendo a sopa e faça uma lista com os ingredientes usados nela.

 

 

 

 

 

*Desenhe os ingredientes do seu parto de sopa.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 


 













Atividades 05 /10 à 09/10

 Garopaba, 05 de outubro de 2020.

Leitura do poema.

Para Ter Muita Saúde: A Turma do Nosso Amiguinho

 

Para ter muita saúde

é preciso se cuidar

comer sempre na hora certa

beber água e descansar.

E quem sai comendo tudo

qualquer dia não sei não,

pode engolir um sapo

ou até lamber sabão.

 

Alimentos diferentes

formam nossa refeição

cada um tem seu trabalho

desempenha uma função.

Uns regulam, uns constrói,

outros dão muita energia

pra crescer ficar bem forte

e brincar com alegria!

*Pinte os espaços entre as palavras.

*Circule a palavra Alimentos.

*Faça uma frase com a palavra : saúde.

*Pinte apenas a cena correta.







Pinte o quadro que ilustra o que é bom consumir  para ter boa saúde.

 



2.Separe as sílabas das palavras abaixo:

carne

 

Queijo

 

Verduras

 

Cereais

 

Leite

 

Frutas

 

legumes

 


3.Leias as frases abaixo e escreva as novamente deixando os espaços adequados entre as palavras.


Adorocomerovosmexidosnocafédamanhã.  

 

 

 

VovóMargaretefazpãocadeiroparavender.

 

 


Meusorvetefavrtoéodeflocos.  

 

 

 

 *Resolva a página 140 e 141 do livro de língua portuguesa.





                                             A lagartinha Comilona

    À luz da lua, um pequeno ovo estava depositado sobre uma folha. Num domingo de manhã, o sol quentinho despertou e POP! Lá saiu do ovo uma pequenina e esfomeada lagartinha.

    Aí a lagartinha começou imediatamente à procura de comida.
    Na 2ª feira, comeu uma maçã, mas ainda sentia fome.
    Na 3ª feira, comeu duas peras, mas ainda sentia fome.

    Na 4ª feira, comeu três ameixas  mas ainda sentia fome.
    Na 5ª feira, comeu quatro morangos, mas ainda sentia fome.

    Na 6ª feira, comeu cinco laranjas, mas ainda sentia fome.
    No sábado, comeu uma fatia de bolo de chocolate, um sorvete, uma fatia de queijo, uma fatia de salame, um pirulito, uma fatia de  torta de frutas, uma salsicha, um doce e uma fatia de melancia. Nessa noite sentiu uma dor de barriga!

   O dia seguinte era domingo novamente. A lagartinha comeu uma folha verde e depois disso sentiu-se muito melhor. Agora já não tinha fome – e também já não era uma lagartinha. Era uma lagarta grande e gorda.  

  Construiu uma casinha, chamada casulo, e meteu-se lá dentro durante mais de duas semanas.
  Depois, mordiscou o casulo até fazer um buraco, saiu e…
  Eis uma linda borboleta!


Traduzido do original de Eric Carle (1969), The Very Hungry Caterpillar

1.Numa bela manhã de domingo, saiu de ovo uma lagartinha esfomeada.Pinte e dê um nome para ela.




2.Vamos montar nossa lagarta! Recorte página seguinte o que ela comeu durante a semana e cole de acordo com o texto.








3.Desenhe em cada um dos quadros o que ela comeu em cada dia da semana.





 





sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Atividades 28/09 à 02/10

 Garopaba, 28 de setembro de 2020.

5.Cole abaixo a atividade  com o material dourado.





6.Resolva a página 168 do livro de matemática.




*Responda a pergunta:


 

Porque

 

 

Desenhe o que você almoçou.


 



*Você considera o seu prato saudável?

 

Sim

 

Não

 

*Resolva as páginas 50 e 51  do livro de ciências.

 


Garopaba, 30 de setembro de 2020.

*Vamos fazer uma pesquisa. Na próxima página você encontrará duas mãozinhas e dois palitos, você deve pintar as mãozinhas e colar cada uma delas em uma palito. A professora fará algumas perguntas, se sua resposta for positiva mostrará a mãozinha de jóia caso sua resposta for negativa mãzinha com dedinho para baixo.

Perguntas:

Você costuma comer batata frita?

Você comeu bolacha recheada entre essa semana e a outra?

Você come frutas?

Gosta de comer feijão?

Comeu pão entre final de semana e hoje?

Você gosta de carne?

Come salada?

 

 *Agora vamos preencher o gráfico de acordo com a pesquisa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Batata frita

Bolacha

Frutas

Feijão

Pão

Carne

salada

 

*De acordo com a pesquisa podemos concluir que:

Nossa turma possui uma alimentação saudável.

 

sim

 

não

 

Nossa turma gosta de consumir apenas alimentos que não nos ajudam no desenvolvimento.

 

sim

 

não

                                                                                  

Muitos alunos preferem comer frutas do que bolacha recheada.

 

Sim

 

não

 

 

 *Faça um X na afirmação verdadeira.

 

 (     ) Uma boa alimentação dá energia para o corpo funcionar bem.

 (     ) Tenho que comer muito para ter saúde.

 (     ) Só preciso comer se estiver com fome.

 (     ) A alimentação deve ser nutritiva, variada e em quantidade suficiente para ajudar no crescimento e desenvolvimento do organismo.

 

Texto informativo

Todos os alimentos são compostos de nutrientes. Qual a diferença entre nutriente e alimento?

 

        Quando dizemos que a abóbora faz bem para os olhos, na verdade estamos dizendo que existe um nutriente chamado vitamina A que está presente na abóbora e faz bem para a nossa visão. Mas existem outros ALIMENTOS ricos neste nutriente.

        Mas o que é nutriente?

        Nutrientes são os compostos que formam os alimentos. Em um alimento temos muitos nutrientes, mas não todos.

            É por isso, que temos que comer muitos tipos de alimentos para que assim nosso corpo tenha todos os nutrientes.

           Quando o bebê nasce ele deve tomar só leite materno até completar 6 meses. É a única situação na nossa vida que devemos nos alimentar de um só tipo de alimento.

        Devemos ter uma alimentação equilibrada para termos todos os nutrientes no nosso corpo. Mas o que é uma alimentação equilibrada?

     É uma alimentação com todos os alimentos, nas quantidades certas. Isto é, podemos comer todos os tipos de alimentos, mas na quantidade certa. Para determinarmos qual a quantidade de alimentos que devemos comer, temos que separar os alimentos em 6 grupos:

 

Grupo 1: Neste grupo estão os pães, macarrão, mandioca cozida, batata cozida, farinhas. Veja alguns exemplos de como comer esses alimentos durante as refeições.Exemplos de alimentos Pão, cereais Lanche Bolo de fubá Almoço Arroz, batata Lanche da tarde Biscoito Macarrão.

Grupo 2: Neste grupo estão, os legumes e vegetais de folha como: cenoura, tomate, alface, vagem, brócolis, couve, couve-flor. A criança deve comer 3 porções destes alimentos por dia. Por exemplo: um pedaço de cenoura no suco de laranja no café da manhã, alface e tomate no almoço e brócolis no macarrão do jantar.

Grupo 3 Neste grupo estão as frutas. A criança deve comer pelo menos 3 porções de frutas por dia. Por exemplo, o suco de laranja no café da manhã, uma salada de frutas no lanche da manhã e uma fruta de sobremesa no almoço.

Grupo 4 Neste grupo estão as carnes, ovos, nozes e leguminosas (como feijão, ervilha, lentilha). A criança deve comer de 2 a 3 porções destes alimentos por dia. Basta incluir um pedaço pequeno de carne no almoço e no jantar. E adicionar leguminosas (feijão, soja, grão de bico, lentilha, ervilha) no almoço ou no jantar.

Grupo 5 Neste grupo estão o leite, iogurte e queijos. Dois a três copos de leite por dia são suficientes. Leve em consideração o leite incluído em sopas, purês, sorvetes, cremes, etc. O leite pode ser substituído por iogurtes ou queijo.

Grupo 6 Neste grupo estão os doces, chocolate, chicletes, salgadinhos, açúcar, manteiga, óleo. Todos os alimentos deste grupo devem ser consumidos com moderação.

                                Pirâmide alimentar



*Pinte, recorte e cole abaixo a pirâmide alimentar da próxima página.