quarta-feira, 29 de abril de 2020

Atividades Português 29-04



Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio
Professora Regente: Rosimari Maria da Silva
Professora Dois: Renata
TURMA: 1° ANO 01

CRONOLOGIA: Uma Semana

TEMA: ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE EDUCANDO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO MUNICIPAL

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
ÁREAS DO CONHECIMENTO: LINGUAGEM
CAMPOS DE ATUAÇÃO: TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO

Gênero Textual:Receita

Competência especifica do componente:
 5 Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil, Construção do sistema alfabético, Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.

 (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:


* sabe para que servem as listas;
* reconhecer pelo nome as 26 letras do alfabeto;
* reconhecer as 26 letras do alfabeto; (script, maiúsculo e minúsculo);
* utilizar as 26 letras do alfabeto (script maiúsculo e minúsculo);
* compreender a direção da escrita da língua portuguesa;
*estabelece relações som X letra (escrita);
*lê sílabas simples e trabalhadas;
* lê palavras simples;
Atividades

Vamos conhecer a família silábica do C.                   

Ca – ce – ci – co – cu – cão

















1-Forme as sílabas corretamente:





2-Leia o texto e depois faça o que se pede:




a) Pinte de vermelho todas as palavras que começam com a letra C.
b) Quantas palavras você encontrou?
c) De quem é a casinha?   
d) Reescreva todas as palavras que você pintou no texto.

3-Pinte somente os desenhos que o nome começa com a letra C.
.


4-Observe os desenhos e complete as sílabas que faltam nas palavras.


5-Em cada quadradinho pinte a palavra que corresponde ao desenho.





6-Procure o que significa cada símbolo e monte as palavras:


1-4 -7___________________________

3 -6 -1___________________________

3-1______________________________
5-6______________________________
1-6-1_____________________________
2-5______________________________
3-8_________________________________
7- Forme palavras com as sílabas que se iniciem com as sílabas ca, co e cu.




2-6_______________

2 – 6 – 5___________________
2-9_______________________
4 -7_______________________
2 – 9 -12____________________
3-1-8_______________________
2-13________________________
3-1-12_______________________
3-9_________________________
4-2_________________________
4-10-2_______________________
2-3__________________________




8-Observe a lista de compras com atenção.


ARROZ

FEIJÃO
AÇÚCAR
CARNE
MACARRÃO
CEBOLA
LEITE
SAL
BOLACHA
SABONETE
CREME DENTAL
CAFÉ
SABÃO
MARGARINA
CENOURA
VINAGRE
DETERGENTE
SHAMPOO

a) Pinte na lista de compras os produtos que começam com a letra C e escreva - os abaixo:
b) Quantos produtos você encontrou iniciados com a letra C?
               
9-Ligue os nomes dos produtos a sua quantidade de letras.


Macarrão                                  4
Cenoura                                     9
Café                                          3
Leite                                         8
Margarina                                 7
Sal                                            5

10-Observe os nomes dos produtos no quadro e depois responda:


    sal           Café           detergente 
    bolacha     cenoura       sabão






a) Qual dos produtos possui em seu nome a menor quantidade de letras?
b) Qual dos produtos possui em seu nome a maior quantidade de letras?
c) Qual dos produtos possui em seu nome cinco letras?



11-Domingo, Marina saiu para comer um lanche na lanchonete de sua cidade. Veja algumas opções de lanche que ela tinha:





*Siga as pistas e descubra o que Marina comprou na lanchonete.

a) Possui 5 letras (escreva abaixo os nomes dos lanches que possuem 5 letras)
b) Possui a letra U (escreva abaixo os nomes dos lanches que possuem a letra U)
c) Possui a letra I (copie abaixo os nomes dos lanches que possuem a letra I)
d) Termina com a letra E. Qual foi o lanche?

12-Se você fosse até a lanchonete que Marina foi para fazer um lanche, quais seriam os seus lanches preferidos? Faça uma lista abaixo.

13-Realizar as atividades no Livro Ápis de Português páginas 115, 116, 117 e 121.















                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário