Escola
Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio
Professora
Regente: Rosimari Maria da Silva
Professora
Dois: Renata
TURMA:
1° ANO 01
CRONOLOGIA:
Uma Semana
TEMA:
ESCOLA, FAMÍLIA E
COMUNIDADE EDUCANDO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO MUNICIPAL
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
ÁREAS DO CONHECIMENTO: LINGUAGEM
CAMPOS DE ATUAÇÃO: TODOS OS CAMPOS DE
ATUAÇÃO
Gênero Textual:Receita
Competência
especifica do componente:
5 Empregar, nas
interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação
comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM:
Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
OBJETOS DE CONHECIMENTO:
Conhecimento do alfabeto do português do Brasil, Construção do sistema
alfabético, Construção do sistema alfabético e da ortografia
HABILIDADES
(EF01LP05) Reconhecer o
sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP06) Segmentar
oralmente palavras em sílabas.
(EF01LP07)
Identificar fonemas e sua representação por letras.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:
*
sabe para que servem as listas;
* reconhecer pelo nome as 26 letras do
alfabeto;
*
reconhecer as 26 letras do alfabeto; (script, maiúsculo e minúsculo);
*
utilizar as 26 letras do alfabeto (script maiúsculo e minúsculo);
*
compreender a direção da escrita da língua portuguesa;
*estabelece relações som X letra
(escrita);
*lê sílabas simples e trabalhadas;
*lê sílabas simples e trabalhadas;
* lê palavras simples;
Atividades
Vamos conhecer a família silábica do C.
Ca
– ce – ci – co – cu – cão
1-Forme as sílabas
corretamente:
2-Leia o texto e depois
faça o que se pede:
a) Pinte de
vermelho todas as palavras que começam com a letra C.
b) Quantas
palavras você encontrou?
c)
De quem é a casinha?
d) Reescreva todas
as palavras que você pintou no texto.
3-Pinte somente os
desenhos que o nome começa com a letra C.
.
4-Observe
os desenhos e complete as sílabas que faltam nas palavras.
5-Em
cada quadradinho pinte a palavra que corresponde ao desenho.
6-Procure o que significa cada símbolo e monte as
palavras:
1-4
-7___________________________
3 -6
-1___________________________
3-1______________________________
5-6______________________________
1-6-1_____________________________
2-5______________________________
3-8_________________________________
7- Forme
palavras com as sílabas que se iniciem com as sílabas ca, co e
cu.
2-6_______________
2 – 6 –
5___________________
2-9_______________________
4
-7_______________________
2 – 9
-12____________________
3-1-8_______________________
2-13________________________
3-1-12_______________________
3-9_________________________
4-2_________________________
4-10-2_______________________
2-3__________________________
8-Observe
a lista de compras com atenção.
ARROZ
FEIJÃO
AÇÚCAR
CARNE
MACARRÃO
CEBOLA
LEITE
SAL
BOLACHA
SABONETE
CREME
DENTAL
CAFÉ
SABÃO
MARGARINA
CENOURA
VINAGRE
DETERGENTE
SHAMPOO
a) Pinte
na lista de compras os produtos que começam com a letra C e escreva - os abaixo:
b)
Quantos produtos você encontrou iniciados com a letra C?
9-Ligue os nomes dos produtos a sua quantidade de letras.
Macarrão 4
Cenoura 9
Café 3
Leite 8
Margarina 7
Sal 5
10-Observe os nomes dos produtos no quadro e depois responda:
sal
Café detergente
bolacha cenoura
sabão
|
a) Qual
dos produtos possui em seu nome a menor quantidade de letras?
b) Qual
dos produtos possui em seu nome a maior quantidade de letras?
c) Qual
dos produtos possui em seu nome cinco letras?
11-Domingo,
Marina saiu para comer um lanche na lanchonete de sua cidade. Veja algumas
opções de lanche que ela tinha:
*Siga as pistas e descubra o que Marina comprou na
lanchonete.
a) Possui
5 letras (escreva abaixo os nomes dos lanches
que possuem 5 letras)
b)
Possui a letra U (escreva abaixo os nomes dos
lanches que possuem a letra U)
c)
Possui a letra I (copie abaixo os nomes dos
lanches que possuem a letra I)
d)
Termina com a letra E. Qual foi o lanche?
12-Se
você fosse até a lanchonete que Marina foi para fazer um lanche, quais seriam
os seus lanches preferidos? Faça uma lista abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário