segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Atividades de Língua Portuguesa

 

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Professora Dois: Renata Soares

Turma: 1° ANO 01

Cronologia:10/08 à 14/08/2020

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Áreas do Conhecimento: Linguagem

Campos de Atuação: Todos os Campos de Atuação

Gênero Textual: Parlenda

Competência especifica do componente:

 5 Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam

Objeto(s) do Conhecimento: Estratégia de leitura

Habilidades:

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos

Práticas de linguagem: Leitura/Escuta (compartilhada e autônoma)

Objetos do Conhecimento: Decodificação/ Fluência de leitura

Habilidades:

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.


OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:          

* Saber para que servem as parlendas;

* Reconhecer pelo nome as 26 letras do alfabeto;

* Reconhecer as 26 letras do alfabeto; (script, maiúsculo e minúsculo);

* Utilizar as 26 letras do alfabeto (script maiúsculo e minúsculo);

* Compreender a direção da escrita da língua portuguesa;

*Estabelece relações som X letra (escrita);

*Ler sílabas simples e trabalhadas;

* Ler palavras simples; 

*Ler palavras complexas

  

  

O que são parlendas?

Parlendas são versos falados ou cantados pelas crianças, com ou sem rima, com ritmo e muita musicalidade. As parlendas pertencem às culturas e tradições de um povo, que com muita criatividade criam versos em forma de cantigas de cunho infantil. Os temas são os mais variados e curiosos, estão sempre próximo da realidade dos pequenos. Os versos são interpretados pelas crianças com muito ritmo, muita alegria e muita imaginação.

Onde podemos encontrar: Livros, revistas, jornais, internet, entre outros

 


     Assistir o vídeo. “O que são parlendas”

 


Rimas: é o resultado de sons iguais ou parecidos no final das palavras. 

Exemplo: 

Dente – pente 

Boneca – peteca

         Assistir o vídeo das rimas.


 


 

                                              Atividades

1-Leia a parlenda:

 

 2-De acordo com a parlenda, quem você acha que pisou na pedrinha?

3-Por que a pedrinha rolou?

4-Marque um x na alternativa que explica o último verso da parlenda:

CHINELO CANTOU

(    )O chinelo fez barulho

(    )Usou o chinelo para bater 

(    )O chinelo é artista

     5-Localize na parlenda as palavras que rimam com as palavras abaixo:

   AMOU____________/______________/_____________/_____________

   AMEI________________/__________________/_________________

6-Separe as sílabas das palavras:

Pedrinha: _____   _____   _____ ­­­­­    ­­­­­­

 Rolou:   _____    _____

 Pisquei:_____    _____

 Mocinho:____    _____   _____

 Contei: _____   _____

 Mamãe:_____  _____

 Chinelo:_____  ____  ____

7-Escreva uma frase para cada palavra:

Mamãe – papai – chinelo

     8-A personagem da parlenda pisou na pedrinha. Observe as figuras abaixo e escreva somente os nomes das figuras que ela também poderia ter pisado.



9-Encontre no caça-palavras 5 palavras que aparecem na parlenda e depois copie-as.

 

10- Ligue cada imagem com a rima correspondente.

 

                                             CHUPETA                                                                           

 

                                                          AVIÃO    


                                               RATO



                                               FACA                                              

 

                                          GARRAFA


     

                                                                 

 

 

 


                                                                    

 

 

 

                                                 

 

 

 


 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário