terça-feira, 25 de agosto de 2020

Atividades de Português 24/08 à 28/08/2020

 Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Professora Dois: Renata

Turma: 1° ANO 01

Cronologia:24/08 à 28/08/2020

Componente Curricular: Língua Portuguesa

Áreas do Conhecimento: Linguagem

Campos de Atuação: Todos os Campos de Atuação

Gênero Textual: Parlenda

Competência especifica do componente:

 5 Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

Práticas de linguagem: Leitura/Escuta (compartilhada e autônoma)

Objeto(s) do Conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos

 Habilidades:

(EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam

Objeto(s) do Conhecimento: Estratégia de leitura

Habilidades:

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos

Práticas de linguagem: Leitura/Escuta (compartilhada e autônoma)

Objetos do Conhecimento: Decodificação/ Fluência de leitura

Habilidades:

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

Práticas de Linguagem: Leitura/Escuta (compartilhada e autônoma)

Objetos do Conhecimento: Protocolos de leitura

Habilidades: (EF01LP01) Reconhecer que textos são lidos e escritos da esquerda para a direita e de cima para baixo da página.

Objetos do Conhecimento: Decodificação/ Fluência de leitura

 Habilidades:

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

 (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

Objetos do Conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

Habilidades:

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

Objetos do Conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia

Habilidades:

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:          

* Saber para que servem as parlendas;

* Reconhecer pelo nome as 26 letras do alfabeto;

* Reconhecer as 26 letras do alfabeto; (script, maiúsculo e minúsculo);

* Utilizar as 26 letras do alfabeto (script maiúsculo e minúsculo);

* Compreender a direção da escrita da língua portuguesa;

*Estabelece relações som X letra (escrita);

*Ler sílabas simples e trabalhadas;

* Ler palavras simples; 

*Ler palavras complexas.


                                              ATIVIDADES 

  1-Leia a parlenda:

 

 

2-Responda de acordo com a parlenda:

a) Quais são os dias da semana que aparecem na parlenda?

b) De que é feito o cachimbo?

c) Quem chifra a gente?

d) Como é o buraco?

 

 3- Pinte a palavra que tem a mesma sílaba inicial da palavra VALENTE.

VICENTE

VERMELHO

VASSOURA

VINHO

 

4-Pinte a palavra que tem a mesma sílaba do meio da palavra SÁBADO.

SALADA

CABEÇA

SABIDO

ABALO

 

5-Pinte a palavra que tem a mesma sílaba final da palavra CHIFRA.

CHICOTE

DECIFRA

FRACO

 FREIRA

6-Separe as sílabas das palavras abaixo e faça o que se pede.

 

Palavra

Separação

Número de sílabas

sábado

 

 

quiabo

 

 

amanhã

 

 

valente

 

 

fraco

 

 

buraco

 

 

fundo

 

 

 

 

    7-Complete a parlenda abaixo com as palavras que representam as figuras do quadro     formando rima.

HOJE É SABADÃO

CHUPO_______________________

ELE É AZEDO

CORTO O______________________

ELE É DELICADO

PRENDE O_____________________

ELE É DE PRATA

CAI NA _______________________

ELA É ELEGANTE

CANTA PRO____________________

 

 8-Leia o texto e depois faça o que se pede.

 

              A roupa de Rui

 

Rino é rápido como o raio.

Ele roeu a roupa de Rui.

A roupa de Rui ficou roída.

Rui pegou Rino pelo rabo.

O rabo de Rino doeu.

__ Ui! Ui! Ui! – Gritou Rino.

 

 

2-Agora responda:

a)    Que animal você acha que é Rino?

b)   O que Rino fez com a roupa de Rui?

c)    Rui pegou Rino por onde?

d)   Como ficou a roupa de Rui?

e)   Ilustre o texto:

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário