Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio
Professora Regente: Rosimari Maria da Silva
Professora Dois: Renata
TURMA: 1° ANO 01
Data: 01-06 à 05-06
CRONOLOGIA: uma semana
Tema: Escola, família e comunidade educando para a implementação do currículo municipal
Componente curricular: língua portuguesa
Áreas do conhecimento: linguagem
Campos de atuação: todos os campos de atuação
Gênero Textual: Cantiga de roda
Competência especifica do componente:
5 Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil, Construção do sistema alfabético, Construção do sistema alfabético e da ortografia
HABILIDADES
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:
* sabe para que servem as listas;
* reconhecer pelo nome as 26 letras do alfabeto;
* reconhecer as 26 letras do alfabeto; (script, maiúsculo e minúsculo);
* utilizar as 26 letras do alfabeto (script maiúsculo e minúsculo);
* compreender a direção da escrita da língua portuguesa;
*estabelecer relações som X letra (escrita);
*ler sílabas simples e trabalhadas;
* ler palavras simples.
Cantigas de Roda é um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e geralmente com coreografias.
1º MOMENTO ASSISTIR O VÍDEO.
1-Qual é o título da cantiga?
2-Por que a canoa virou?
3-Pinte no texto a palavra peixinho.
4- Vamos desmembrar a palavra peixinho e formar as famílias silábicas:
Pei – xi – nho
Pa – pe – pi – po – pu – pão
Xa – xe – xi – xo – xu - xão
nha – nhe – nhi – nho –
nhu – nhão
5- Complete as palavras com as sílabas que faltam:
pei |
xi |
nho |
|
xi |
nho |
pei |
|
nho |
pei |
xi |
|
6-Complete a tabela com o que se pede:
Palavra |
Letra inicial |
Letra final |
canoa |
|
|
Maria |
|
|
remar |
|
|
peixinho |
|
|
tirava |
|
|
fundo |
|
|
7-Encontre cinco palavras da cantiga.
b |
d |
c |
a |
n |
o |
a |
l |
x |
z |
b |
c |
a |
n |
j |
k |
v |
c |
n |
i |
d |
r |
t |
m |
q |
w |
x |
M |
a |
r |
i |
a |
s |
d |
f |
g |
r |
h |
t |
r |
e |
r |
p |
o |
m |
b |
g |
r |
p |
e |
i |
x |
i |
n |
h |
o |
8-Faça uma lista das palavras que você encontrou.
9-Marque a palavra que corresponde a figura.
Vamos conhecer a família do NH.
1-Junte as letras abaixo:
NH + A =_____________
NH + E =_____________
NH + I =______________
NH + O =_____________
NH + U =_____________
NH + ÃO=____________
2-Agora, pinte apenas as palavras que tenha as sílbas que você formou na atividade anterior.
TENHO |
REDE
|
GANHOU |
CAMINHÃO |
GALINHA |
SAL
|
JIPE |
TAPETE |
VINHO |
LEITE
|
CARINHO |
CONSIDERAR |
VERDE |
SONHO
|
BANHEIRO |
ABACATE |
APETITE |
MUNHECA
|
HORIZONTE |
COZINHA |
LÁPIS |
MINHOCA
|
VIDA |
FARINHA |
3-Faça como o modelo:
3-Recorte de livros, revistas ou jornais dez palavras que aparecem NH e cole no caderno, depois faça a leitura.
4-Realizar as atividades do livro Ápis de Português páginas: 40 à 45.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio
Professora Regente: Rosimari Maria da Silva
Professora Dois: Renata Soares
Série: 1° ANO 01
Data:01-06 à 05-06
CRONOLOGIA: Uma semana
COMPONENTE CURRICULAR: Geografia
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Ciências Humanas
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
1.Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2.Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.
UNIDADE TEMÁTICA: O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Modo de vida das crianças em diferentes lugares.
HABILIDADES:
(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.
Objetivos de aprendizagem:
* Conhecer os diferentes tipos de moradias;
*Apontar características de cada tipo de moradia;
*Saber que devemos cuidar e valorizar nossas casas;
* Conhecer animais que constroem suas próprias casas.
1-Observe os nomes do quadro abaixo e escreva abaixo da respectiva moradia
2-Assinale qual o principal material utilizado em cada moradia abaixo:
3-Fala a correspondência entre os profissionais e o trabalho que cada um realiza nas construções de algumas casas:
4-Ligue os nomes às figuras:
5-Leve os animais até sua casa:
6- Você conhece algum animal que constrói sua própria casa? Qual?
1-Casa encontrada, geralmente, em florestas ou lugares mais pobres.
2-O mesmo que residência.
3-Casa de dois andares com duas moradias.
4-O mesmo que prédio.
5-Casa pequena situada no quintal de uma casa maior.
6-Residência de reis, governadores, presidentes.
7-Casa de ciganos.
8-Casa de índios.
Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio
Professora Regente: Rosimari Maria da Silva
Professora Dois: Renata Soares
Turma:1° ANO 01
Data:01-06 à 05-06
CRONOLOGIA: Uma Semana
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Ciências da natureza
UNIDADE TEMÁTICA:TERRA E UNIVERSO
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Escalas de tempo
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva
Habilidades:
(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Objetivos da aprendizagem:
*Nomear os dias da semana;
*Nomear os meses do ano;
* Conseguir se localizar no calendário
*Identificar os quatro períodos do dia (manhã, tarde, noite e madrugada) pelo horário.
1-Nas férias, a família de Pedro resolveu passar uma semana na praia. Ele se divertiu muito durante esse período. Quando voltou para casa, ficou curioso: quantos dias ele e sua família passaram na praia? Ele lembrou dos nomes dos dias da semana, contou nos dedos, olhou no calendário e chegou a uma conclusão. Quantos dias Pedro e sua família passaram na praia?
R:_______________________________________________________________
2- Em qual das frases a seguir aparece o nome de um dia da semana?
a)( ) Ontem foi dia de comer pizza.
b)( ) Minha mãe faz aniversário em janeiro.
c)( ) Sábado irei à casa da minha vó.
d)( ) Amanhã não irei ao encontro.
3-Escolha a frase onde estão escritos os nomes de dois dias úteis da semana.
a)( ) Aos sábados e domingos não vamos à escola.
b)( )Terça-feira e domingo são dias de feira perto de casa.
c)( ) Minha mãe só trabalha na segunda-feira e na sexta-feira.
4-Observe as duas figuras a seguir. Contorne de laranja a cena que representa um dia do final de semana e contorne de azul a cena que representa um dia útil da semana na rotina de crianças.
Cada dia tem 24 horas e se dividem em 4 períodos: manhã, tarde, noite e madrugada, ou seja, dia e noite.
1-Ligue:
( ) 20 horas ( ) 23 horas ( ) 24 horas
Preencha utilizando desenho do sol, simbolizando que faz durante o dia e o desenho da lua, se faz durante a noite. Caso você faça as atividades às vezes durante o dia, outras a noite, desenhe os dois símbolos.
Vou à escola
|
Faço a lição
de casa |
Almoço |
Brinco |
Assisto à tv |
Janto
|
Tomo banho
|
Uso
computador |
Ajudo minha família |
4-Desenhe as principais
atividades que você faz durante o período de um dia.
Manhã
|
Tarde
|
Noite
|
Madrugada
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário