terça-feira, 2 de junho de 2020

Atividades 03/06 à 10/06/2020 ( Português, Geografia e Ciências )

Atividades de Português

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Professora Dois: Renata

TURMA: 1° ANO 01

Data: 01-06 à 05-06

CRONOLOGIA: uma semana

Tema: Escola, família e comunidade educando para a implementação do currículo municipal

Componente curricular: língua portuguesa

Áreas do conhecimento: linguagem

Campos de atuação: todos os campos de atuação

Gênero Textual: Cantiga de roda

Competência especifica do componente:

 5 Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil, Construção do sistema alfabético, Construção do sistema alfabético e da ortografia

HABILIDADES

 (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

 (EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.

 (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM: 

* sabe para que servem as listas;

* reconhecer pelo nome as 26 letras do alfabeto;

* reconhecer as 26 letras do alfabeto; (script, maiúsculo e minúsculo);

* utilizar as 26 letras do alfabeto (script maiúsculo e minúsculo);

* compreender a direção da escrita da língua portuguesa;

*estabelecer relações som X letra (escrita);

*ler sílabas simples e trabalhadas;

* ler palavras simples.


  Gênero textual: Cantiga de Roda

Cantigas de Roda é um tipo de canção popular, que está diretamente relacionada com a brincadeira de roda. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e geralmente com coreografias.

1º MOMENTO ASSISTIR O VÍDEO.




 

                           



1-Qual é o título da cantiga?

2-Por que a canoa virou?

3-Pinte no texto a palavra peixinho.

4- Vamos desmembrar a palavra peixinho e formar as famílias silábicas:


Pei – xi – nho


Pa – pe – pi – po – pu – pão

Xa – xe – xi – xo – xu - xão

nha – nhe – nhi – nho – nhu – nhão

5- Complete as palavras com as sílabas que faltam:

 

pei

xi

nho

 

xi

nho

pei

 

nho

pei

xi

 

 

6-Complete a tabela com o que se pede:

Palavra

Letra inicial

Letra final

canoa

 

 

Maria

 

 

remar

 

 

peixinho

 

 

tirava

 

 

fundo

 

 


7-Encontre cinco palavras da cantiga.

 

b

d

c

a

n

o

a

l

x

z

b

c

a

n

j

k

v

c

n

i

d

r

t

m

q

w

x

M

a

r

i

a

s

d

f

g

r

h

t

r

e

r

p

o

m

b

g

r

p

e

i

x

i

n

h

o


 

8-Faça uma lista das palavras que você encontrou.

9-Marque a palavra que corresponde a figura.


 

Vamos conhecer a família do NH.



1-Junte as letras abaixo:

NH + A =_____________

NH + E =_____________

NH + I =______________

NH + O =_____________

NH + U =_____________

NH + ÃO=____________

2-Agora, pinte apenas as palavras que tenha as sílbas que você formou na atividade anterior.

 

    TENHO

REDE

 

GANHOU

CAMINHÃO

GALINHA

SAL

 

JIPE

TAPETE

VINHO

LEITE

 

CARINHO

CONSIDERAR

VERDE

SONHO

 

BANHEIRO

ABACATE

APETITE

MUNHECA

 

HORIZONTE

COZINHA

LÁPIS

MINHOCA

 

VIDA

FARINHA

 


3-Faça como o  modelo:




 3-Recorte de livros, revistas ou jornais dez palavras que aparecem NH e cole no caderno, depois faça a leitura.
 

4-Realizar as atividades do livro Ápis de Português páginas: 40 à 45.





ATIVIDADES DE GEOGRAFIA

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Professora Dois: Renata Soares

Série: 1° ANO 01

Data:01-06 à 05-06

CRONOLOGIA: Uma semana

COMPONENTE CURRICULAR: Geografia

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Ciências Humanas

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:

 

1.Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2.Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

 

UNIDADE TEMÁTICA: O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Modo de vida das crianças em diferentes lugares.

 HABILIDADES:

(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares. 

Objetivos de aprendizagem:

* Conhecer os diferentes tipos de moradias;

*Apontar características de cada tipo de moradia;

*Saber que devemos cuidar e valorizar nossas casas;

     * Caracterizar a casa onde vive;

* Conhecer animais que constroem suas próprias casas.

1º Momento assistir o vídeo das moradias e em seguida realizar as atividades abaixo 



 

1-Observe os nomes do quadro abaixo e escreva abaixo da respectiva moradia




 

2-Assinale qual o principal material utilizado em cada moradia abaixo:

 


3-Fala a correspondência entre os profissionais e o trabalho que cada um realiza nas construções de algumas casas:

 


4-Ligue os nomes às figuras:




5-Leve os animais até sua casa:




6- Você conhece algum animal que constrói sua própria casa? Qual?

     7-Preencha a cruzadinha:

 


1-Casa encontrada, geralmente, em florestas ou lugares mais pobres.

2-O mesmo que residência.

3-Casa de dois andares com duas moradias.

4-O mesmo que prédio.

5-Casa pequena situada no quintal de uma casa maior.

6-Residência de reis, governadores, presidentes.

7-Casa de ciganos.

8-Casa de índios.

Atividades de Ciências

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Professora Dois: Renata Soares

Turma:1° ANO 01

Data:01-06 à 05-06

CRONOLOGIA:  Uma Semana

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Ciências da natureza

UNIDADE TEMÁTICA:TERRA E UNIVERSO

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Escalas de tempo

 COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA 

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

Habilidades:

(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

 

(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Objetivos da aprendizagem:

*Nomear os dias da semana;

*Nomear  os meses do ano;

* Conseguir se localizar no calendário

*Identificar os quatro períodos do dia (manhã, tarde, noite e madrugada) pelo horário.

Atividades

1-Nas férias, a família de Pedro resolveu passar uma semana na praia. Ele se divertiu muito durante esse período. Quando voltou para casa, ficou curioso: quantos dias ele e sua família passaram na praia? Ele lembrou dos nomes dos dias da semana, contou nos dedos, olhou no calendário e chegou a uma conclusão. Quantos dias Pedro e sua família passaram na praia?

R:_______________________________________________________________

 

2- Em qual das frases a seguir aparece o nome de um dia da semana?

a)(   ) Ontem foi dia de comer pizza.

b)(   ) Minha mãe faz aniversário em janeiro.

c)(   ) Sábado irei à casa da minha vó.

d)(   ) Amanhã não irei ao encontro.

 

3-Escolha a frase onde estão escritos os nomes de dois dias úteis da semana.

a)(   ) Aos sábados e domingos não vamos à escola.

b)(   )Terça-feira e domingo são dias de feira perto de casa.

c)(   ) Minha mãe só trabalha na segunda-feira e na sexta-feira.

 

4-Observe as duas figuras a seguir. Contorne de laranja a cena que representa um dia do final de semana e contorne de azul a cena que representa um dia útil da semana na rotina de crianças. 

 





Cada dia tem 24 horas e se dividem em 4 períodos: manhã, tarde, noite e madrugada, ou seja, dia e noite.

 

1-Ligue:

   

                             

                    2-Quantas horas tem um dia?

(    ) 20 horas                   (     ) 23 horas             (       ) 24 horas

 
      3-Em que período do dia você realiza essas atividades?

Preencha utilizando desenho do sol, simbolizando que faz durante o dia e o desenho da lua, se faz durante a noite. Caso você faça as atividades às vezes durante o dia, outras a noite, desenhe os dois símbolos.


 

Vou à escola

 

 

 

Faço a lição de casa

Almoço

Brinco

Assisto à tv

Janto

 

 

 

Tomo banho

 

 

 

Uso computador

Ajudo minha família

 

  4-Desenhe as principais atividades que você faz durante o período de um dia.



Manhã

 

 

 

Tarde

 

 

 

Noite

 

 

 

Madrugada

 

 

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário