Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio
Professora Regente: Rosimari Maria da Silva
Turma:1° ANO 01
CRONOLOGIA: 17/06 à 24/06
COMPONENTE CURRICULAR: Ciências
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Ciências da natureza
UNIDADE TEMÁTICATERRA E UNIVERSO
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Escalas de tempo
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA:
2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva
Habilidades:
(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.
(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.
Objetivos da aprendizagem:
*Nomeia os dias da semana;
*Nomeia os meses do ano;
* Consegue se localizar no calendário
*Identifica os quatro períodos do dia (manhã, tarde, noite e madrugada) pelo horário
1- Paulo é um garoto que adora comer frutas. Ele resolveu comer uma fruta diferente a cada dia da semana. Observe as frutas que ele escolheu e responda as questões abaixo:
a) Pinte de amarelo o primeiro dia da semana.
b) Pinte de azul o último dia da semana.
2-Em que dia da semana Paulo comeu:
a) Pera: ______________________________
b) Banana:_____________________________
c) Uva:________________________________
d) Morango:____________________________
e) Maçã:_______________________________
f) Melancia:_____________________________
g) Abacaxi:_____________________________
3-Marcelo deixou cair tinta amarela no seu calendário da semana e acabou manchando onde estava escrito o nome de um dia da semana. Descubra e escreva o dia da semana que está escondido embaixo da tinta.
4- Faça uma pesquisa com sua família e observe por uma semana as atividades e acontecimentos importantes em sua casa. Registre na tabela abaixo os acontecimentos da semana que você e seus familiares fizeram.
DIA DA SEMANA
REPRESENTAÇÃO POR DESENHO
REGISTRO ESCRITO
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