segunda-feira, 15 de junho de 2020

Atividades de Ciências 17/06 à 24/06

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Turma:1° ANO 01

CRONOLOGIA:  17/06 à 24/06

COMPONENTE CURRICULAR: Ciências

ÁREAS DO CONHECIMENTO: Ciências da natureza

UNIDADE TEMÁTICATERRA E UNIVERSO

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Escalas de tempo

COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA:

2. Compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das Ciências da Natureza, bem como dominar processos, práticas e procedimentos da investigação científica, de modo a sentir segurança no debate de questões científicas, tecnológicas, socioambientais e do mundo do trabalho, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva

Habilidades:

(EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

(EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

Objetivos da aprendizagem:

*Nomeia os dias da semana;

*Nomeia os meses do ano;

* Consegue se localizar no calendário

*Identifica os quatro períodos do dia (manhã, tarde, noite e madrugada) pelo horário

                                               Atividades
 

1-  Paulo é um garoto que adora comer frutas. Ele resolveu comer uma fruta diferente a cada dia da semana. Observe as frutas que ele escolheu e responda as questões abaixo:

a)      Pinte de amarelo o primeiro dia da semana.

b)      Pinte de azul o último dia da semana.

 

2-Em que dia da semana Paulo comeu:

a) Pera: ______________________________

b) Banana:_____________________________

c) Uva:________________________________

d) Morango:____________________________

e) Maçã:_______________________________

f) Melancia:_____________________________

g) Abacaxi:_____________________________

3-Marcelo deixou cair tinta amarela no seu calendário da semana e acabou manchando onde estava escrito o nome de um dia da semana. Descubra e escreva o dia da semana que está escondido embaixo da tinta.



4- Faça uma pesquisa com sua família e observe por uma semana as atividades e acontecimentos importantes em sua casa. Registre na tabela abaixo os acontecimentos da semana que você e seus familiares fizeram.

 

DIA DA SEMANA

REPRESENTAÇÃO POR DESENHO

REGISTRO ESCRITO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

      5-Qual é o dia da semana que você mais gosta? Por quê?



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