terça-feira, 14 de julho de 2020

Atividades de Geografia 15/07 à 22/07/2020

      

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Professora Dois: Renata Soares

Turma: 1° ANO 01

Cronologia: 15/07 à 22/07                                  

Componente curricular: geografia

Áreas do conhecimento: ciências humanas

Competências específicas: 

1.Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 2.Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história.

      Unidade Temática: o sujeito e seu lugar no mundo.

   Objetos de conhecimento: modo de vida das crianças em diferentes lugares.

     Habilidades:

(EF01GE01) Descrever características observadas de seus lugares de vivência (moradia, escola etc.) e identificar semelhanças e diferenças entre esses lugares.

   Objetivos de aprendizagem:

*Apontar características da sua rua;

*Conhecer os nomes das ruas;

*Localizar-se no espaço com base em pontos de referência.

 
          1- Fazer a leitura do poema com a ajuda da família

 Se essa rua fosse minha

Se essa rua fosse minha,

Não mandava ladrilhar.

Não deixava botar pedras,

Não deixava asfaltar.

Deixaria o chão de terra,

Ou talvez plantasse grama.

Encheria as calçadas de flores,

Um vasinho em cada poste.

[...]

Se essa rua fosse minha,

Eu não moraria sozinho.

Eu chamaria muita gente,

Pra morar aqui pertinho.

Chamaria um monte de amigos,

Alguns parentes, e até o meu irmão.

São todas pessoas queridas,

Que eu gosto muito,

E amo do fundo do meu coração.

                                                  Eduardo Amos

 
         1-Agora desenhe a rua descrita no poema.
         

 

 

  a) O que tem em comum entre a rua da sua casa e a rua do poema?

  b) Qual das duas ruas é mais colorida?

  c) Você já viu uma rua igual ao do poema?

 
                                                   *Leia o texto abaixo.
 

Rua: espaço de trabalho e de lazer

        Muitas pessoas trabalham nas ruas.

       A rua é o lugar de trabalho de muitas pessoas.

       Na rua trabalham distribuidores de panfletos de propaganda, motoristas de ônibus e de táxi, pesquisadores de opinião, feirantes e vendedores ambulantes, entre outros.

     A palavra ambulante que dizer “que anda”. Os vendedores ambulantes são aqueles que andam pelas ruas vendendo seus produtos.

    Existem muitos profissionais que trabalham nas ruas executando serviço público.

    São os casos, por exemplo, de varredores de rua, carteiros, técnicos de rede de água, de esgoto e de energia elétrica, policiais de trânsito, entre outros.

    Antigamente, as ruas eram mais tranquilas, com menos trânsito. Muitas brincadeiras e jogos aconteciam nas ruas.

    Atualmente, as ruas são mais movimentadas, com trânsito intenso de veículos. Por isso, muitas brincadeiras e jogos passaram a acontecer no interior das casas (nos pátios).

 

     

                                            ATIVIDADES



1-Você costuma brincar na rua?

2-Você já viu alguém brincando na rua?

3-Você acha seguro brincar na rua? Por quê?

4-Que tipo de brincadeira as pessoas costumam brincar na rua?

5-Por que vocês acham que antigamente era possível brincar na rua e hoje não?

6-Qual o nome da rua em você mora com sua família?

7-Qual o nome do bairro em que você mora?

8-Há quanto tempo mora nesse endereço?

9- A localização de sua casa está mais próxima do centro da cidade ou da escola?

10-Você já brincou na rua de sua casa? Qual foi a brincadeira?

11- Desenhe o trajeto que você faz da sua casa até a escola.

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário