segunda-feira, 20 de julho de 2020

ATIVIDADES DE HISTÓRIA 20/07 À 24/07/2020

Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio

Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

Professora dois: Renata Soares

Turma: 1° ano 01

Cronologia: 20/07 à  24/07/2020

Componente Curricular: História

Áreas do conhecimento: Ciências Humanas

Unidade Temática: mundo pessoal: meu lugar no mundo

Objetos de Conhecimento: as fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro).

Competência Específicas de História: 

2.Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.

Habilidades:

(EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.

Objetivos Aprendizagem:

*Reconhecer mudanças do próprio corpo em diferentes fases, ligando esse processo a passagem do tempo;

*Valorizar a interação e cooperação no convívio com pessoas de diferentes idades;

* Refletir sobre memórias pessoais por meio de objetos significativos utilizados em alguma fase da vida;

          *Perceber que a estrutura familiar também vem modificando com o tempo.

   * FAZER A LEITURA DO TEXTO COM A AJUDA DE UM ADULTO 

 

                                        

FAMÍLIA

A família é uma das instituições mais importantes da sociedade e ela vem, ao longo do tempo, passando por diversas transformações, alterando o seu significado de acordo com o ambiente e com o momento histórico em que se encontra. 

   Assim, pode parecer estranho, em um primeiro momento, dizer que existem vários “tipos” de família. No entanto, não estamos falando que cada família é uma – considerando suas tradições e manias – mas sim sobre a estrutura familiar em si, ou seja, sobre como ela é composta.

   Não obstante, os papéis e os padrões da família têm vindo a evoluir ao longo dos anos e, de fato, a partir do século XX sofreram alterações muito significativas. Nas últimas décadas rompeu-se com o conceito de família tradicional, com uma autoridade paterna – materna e papéis bem definidos, para passar à chamada família moderna, com uma estrutura mais independente e flexível, na qual todos os membros colaboram nas tarefas domésticas, ajudam-se entre si e, normalmente, todos os seus membros trabalham ou estudam para o fazer um dia mais tarde.

 

 

  

                                               ATIVIDADES

 

   1-Observe as imagens abaixo e depois faça o que se pede:

      


 

 a) Qual era a média de filhos por família antigamente? Muitos ou poucos filhos?

b) Como as pessoas se vestiam?

c) Como eram as expressões e as poses das pessoas na fotos? As pessoas se expressam da mesma forma ainda hoje para tirar suas fotos?

d) Você acha que as famílias que aparecem nas imagens são famílias da atualidade?

e) Existe alguma coisa parecida entre a sua família e as famílias retratadas nas imagens?

f) Quais famílias eram mais felizes as de antigamente como as das imagens ou as de hoje como a sua?

    Assistir o vídeo da música Família Rita Rameh 



   1-Sobre o que a música fala?

   2-As famílias que aparecem na música são iguais? Ou são diferentes?

   3-Com quem você mora?

  4-Quais as famílias que aparecem na música?

  5-Você conhece famílias que são diferentes da sua?

  6-Faça um desenho da sua família e depois escreva uma frase bem bonita sobre ela.

 

         

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário