Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio
Professora Regente: Rosimari Maria da Silva
Professora Dois: Renata
TURMA: 1° ANO 01
Data:20/05/2020
CRONOLOGIA: uma aula
TEMA: ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE EDUCANDO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO MUNICIPAL
COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA
ÁREAS DO CONHECIMENTO: LINGUAGEM
CAMPOS DE ATUAÇÃO: TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO
Gênero Textual: Lista
Competência especifica do componente:
5 Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.
PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil, Construção do sistema alfabético, Construção do sistema alfabético e da ortografia
HABILIDADES
(EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos.
(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.
(EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.
(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.
OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:
* reconhecer pelo nome as 26 letras do alfabeto;
* reconhecer as 26 letras do alfabeto; (script, maiúsculo e minúsculo);
* utilizar as 26 letras do alfabeto (script maiúsculo e minúsculo);
* compreender a direção da escrita da língua portuguesa;
*estabelecer relações som X letra (escrita);
*ler sílabas simples e trabalhadas;
* ler palavras simples;
ATIVIDADES
2- Qual é o título do texto?
3-Qual é o nome da foca?
4-O que a foca ganha cada vez que fica com a bola no nariz?
5-Pinte no texto todas as palavras que aparecem a letra C.
6-Quantas palavras você pintou?
7-Escreva os nomes dos desenhos que estão no quadro abaixo
formando as frases.
8-Complete com a sílaba faltosa para escrever o nome da figura
9-Sugestão de um ditado com as palavras: foca – circo – fica – cada – bola – boca- cama – boneca - macaco - circo.
10-Realizar as atividades do Livro Ápis páginas 115 à 121
Nenhum comentário:
Postar um comentário