ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NOVA/ AMBRÓSIO
Professora Regente: Rosimari Maria da Silva
Professora Dois: Renata Soares
TURMA: 1° ANO 01
CRONOLOGIA: Uma aula
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
ÁREAS DO CONHECIMENTO: CIÊNCIAS HUMANAS
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS
OBJETOS DE CONHECIMENTO: As fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente, futuro).
COMPETÊNCIA ESPECÍFICAS DE HISTÓRIA
2.Compreender a historicidade no tempo e no espaço, relacionando acontecimentos e processos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais, bem como problematizar os significados das lógicas de organização cronológica.
HABILIDADES:
(EF01HI01) Identificar aspectos do seu crescimento por meio do registro das lembranças particulares ou de lembranças dos membros de sua família e/ou de sua comunidade.
OBJETIVOS APRENDIZAGEM:
*Reconhecer mudanças do próprio corpo em diferentes fases, ligando esse processo a passagem do tempo
*Valorizar a interação e cooperação no convívio com pessoas de diferentes idades
* Refletir sobre memórias pessoais por meio de objetos significativos utilizados em alguma fase da vida.
Fases da vida A infância é a
primeira fase pela qual passamos e vai desde o dia do nosso nascimento até os
onze anos de idade. É nesta fase que começamos a aprender muitas coisas, tudo
é novo e nesse momento começamos a descobrir o mundo e interagir com as
pessoas. É nela que aprendemos a falar, andar, começamos a estudar,
aprendemos como nos comportar e muitas outras coisas. Na infância ainda somos
muito dependentes dos nossos pais ou responsáveis para muita coisa
|
ATIVIDADES
1. Você já foi um bebezinho?
2. O que você fazia quando era bebê?
3. Você se parece com o bebezinho do vídeo/música? Por quê?
4.Que atitude você tinha que era parecida?
5-Você lembra de alguma coisa na fase de bebê.
6- Com a ajuda de um adulto escolha um objeto de quando você era bebê, escreva o nome e desenhe esse objeto no caderno e depois responda:
a) O que é esse objeto?
b) Para que era usado?
c) Por que você gostava dele?
d) Por que você não o usa mais?
7- Para você chegar até a escola e conhecer seus colegas, vários fatos ocorreram. Organize a sequência de fatos sobre a sua chegada à escola, enumerando-os, de 1 a 3.
( ) Com a sua família, você aprendeu a andar e a falar.
( ) Você nasceu e foi levado para a casa de sua família.
( ) Você chegou à idade de entrar na escola e, então, foi matriculado no primeiro ano.
8- Pelas suas lembranças através de fotos, vídeos ou pelo que você ouviu sua família falar, responda:
a) O que você acha que é sua característica marcante hoje?
b) Escreva alguma coisa de que você gostava quando era bebê.
c) Cite uma coisa que você imagina que vai gostar quando ficar mais velho?
Nenhum comentário:
Postar um comentário