quarta-feira, 13 de maio de 2020

PORTUGUÊS 13 /05 à 20/05 / 2020

 Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova/ Ambrósio

   Professora Regente: Rosimari Maria da Silva

   Professora Dois: Renata 

   TURMA: 1° ANO 01

         CRONOLOGIA: uma aula 

         TEMA: ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE EDUCANDO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO 

             MUNICIPAL.

             COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

           ÁREAS DO CONHECIMENTO: LINGUAGEM

            CAMPOS DE ATUAÇÃO: TODOS OS CAMPOS DE ATUAÇÃO

           Gênero Textual: Lista

           5 Empregar, nas interações sociais, a variedade e o estilo de linguagem adequados 

          à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero textual

                PRÁTICAS DE LINGUAGEM: Análise linguística/semiótica (Alfabetização)

            OBJETOS DE CONHECIMENTO: Conhecimento do alfabeto do português do Brasil,

             Construção do sistema alfabético, Construção do sistema alfabético e da ortografia

            HABILIDADEs

                 (EF01LP04) Distinguir as letras do alfabeto de outros sinais gráficos. 

                 (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala

                 (EF01LP06) Segmentar oralmente palavras em sílabas.

                (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

                    OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

                   

            * sabe para que servem as listas;

             * reconhecer pelo nome as 26 letras do alfabeto;

             * reconhecer as 26 letras do alfabeto; (script, maiúsculo e minúsculo);

             * utilizar as 26 letras do alfabeto (script maiúsculo e minúsculo);

             * compreender a direção da escrita da língua portuguesa;

             *estabelece relações som X letra (escrita);

             *lê sílabas simples e trabalhadas;

            * lê palavras simples;

                                                     Atividades 

                 

                 1-Leia o texto:

                                             

     

            2-Qual é o título do texto?

              3-Quem escreveu o texto?

              4-Pinte no texto todas as palavras que aparecem  a letra C, depois escreva-as abaixo.

              5-Separe as sílabas das palavras.

                               

       

CASA

 

 

 

 

CACO

 

 

 

 

MACACO

 

 

 

 

CABRITA

 

 

 

 


      






         6-Complete o texto com as palavras que estão no quadro abaixo.        

              

             BARATA – CABRITA – MACACA – ELEFANTE – JUMENTO - ABELHA

                Essa casa  é de Caco

               Quem mora nela é o __________________________  

               Essa casa  tão bonita

              Quem mora nela é a_________________________________

            Essa casa  é de cimento

              Quem mora nela é o ________________________________

                Essa casa é de telha

             Quem mora nela é a____________________________________

                Essa  casa  é de lata

             Quem mora nela é a_______________________________

                Essa  casa é elegante

             Quem mora nela é o______________________________

                E descobri de repente 

             Que não falei em casa de gente.

             7-Agora faça uma lista do animais que aparecem no texto.

             8-Dos animais que aparecem no texto qual você mais gosta? Escreva abaixo e depois represente por desenho.

             9-Circule o nome do animal.

   

 

    

                ELEFANTE                   ABELHA                    CABRITA                       BARATA
            BARATA                        CABRITA                   ELEFANTE                    ABELHA
           CABRITA                      ELEFANTE                 BARATA                         MACACO                                           

  

              






        

 

 

 

 

 




  

                                

 


'                                                 

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário